contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Sequência didática: Descobertas científicas de autoria negra – 4º ano

O propósito principal desta sequência didática é oferecer às/aos estudantes a oportunidade de conhecer descobertas científicas de autoria negra, realizadas em diferentes contextos históricos, do Antigo Egito ao Brasil atual. A escolha deste recorte, em especial, se deve à necessidade de ampliar o repertório e o imaginário científico das crianças, cuja constituição, por décadas, embasou-se na falsa ideia de que as Ciências, sobretudo as exatas, são um campo de estudos privilegiado para homens brancos. Além disso, contempla as determinações da lei 10.639/03, para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para desfazer pensamentos eurocêntricos equivocados, que atribuem as principais descobertas científicas da humanidade, exclusivamente aos povos ocidentais.

As descobertas científicas selecionadas para estudo das/os estudantes, portanto, priorizam, nesta sequência, a autoria negra nos conhecimentos produzidos no Antigo Egito, assim como no período pós-colonial no Brasil, até a contemporaneidade, com destaque para cientistas mulheres, numa perspectiva interseccional.

Paralelamente a isso, a sequência didática também tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem da leitura de textos expositivos e jornalísticos, considerando as competências e habilidades previstas nos documentos curriculares nacionais e municipais para esta etapa da escolaridade, a partir de uma concepção didática que prioriza as práticas sociais de linguagem. Por isso, diferentes e reconhecidas fontes de pesquisa constituem o conjunto de textos selecionados para leitura, evitando-se a adaptação simplificada dos materiais de leitura oferecidos às/aos estudantes, que tantas vezes acabam por subestimar a capacidade leitora das crianças. A dosagem dos desafios leitores está ancorada nas diferentes formas de agrupamento das/os estudantes e na diversidade de situações de leitura propostas: coletivas, em grupos ou duplas; feitas pela/o professora/or e/ou pelas/os estudantes.

(Trecho do texto da introdução da publicação)

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.